Cadastre-se

Nuclik.net

Página inicial » Matérias » Regional » Prefeitura de Aracati promove Audiência Pública para discutir recursos hídricos

Prefeitura de Aracati promove Audiência Pública para discutir recursos hídricos

Por Erick Sena    |    18 de junho de 2016

 

Aconteceu nesta sexta-feira (10/06), das 09h às 13h, no Auditório do Colégio Marista, uma Audiência Pública proposta e presidida pelo prefeito Ivan Silvério, com objetivo de informar, discutir e avaliar as questões relacionadas ao abastecimento de água de Aracati, e suas comunidades.

Para aprofundar as discussões a Audiência contou com a participação do superintendente da SOHIDRA (Superintendência de Obras Hidráulicas), Yuri Castro de Oliveira, o Gerente Regional da Cogerh (Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos), Francisco Almeida Chaves, o gerente regional da Cagece, Tancredo Wilson Junior, além do técnico do Sistema Integrado de Saneamento Rural (Sisar), Erlânio Diógenes.

Tomaram parte das discussões também, o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Agrário e da Pesca, Magela Silva, o presidente do Sisar em Aracati, Francisco Diassis, e os vereadores Luiz Carlos Solheiro e Janete Costa. Diassis lembrou da importância do homem lutar pela preservação ambiental e não esquecer que a depredação do meio ambiente gera consequências.

Entre os assuntos expostos, dois deles são bem destacáveis de forma prática, esses encontros já garantiram água para o Canal do Trabalhador, via Eixão das Águas, já aprovada pelo Comitê de Bacias; e a Prefeitura já garantiu 11 carros pipa ao invés de 03 como era anteriormente, inclusive o prefeito determinou ao servidor Viviane Silva (88 9 9625 8971), que se dispusesse a atender toda a demanda das comunidades com esse serviço.

Enquanto isso, a Cagece está trabalhando o abastecimento da sede do município com a ETA Cumbe, em baixa pressão e fazendo manobras para o abastecimento do Pedregal, Vila Grega, Baixio, Córrego Nova Esperança e Volta. Pedra Redonda entrará na mesma operação dos demais.

Yuri Castro, da Sohidra garantiu uma máquina que ficará no município para perfuração de poços, em atendimento a todas as demandas, a iniciar por Baixas, Tabuleiro/Serrote, e ficando a disposição nas áreas que margeiam o Canal do Trabalhador.

Em se tratando da adutora da Majorlândia, que interligará Quixaba, Córrego dos Rodrigues, Pontal Cajui e ampliação de Canoa Quebrada, a Cagece informou que a obra se encontra parada aguardando repasse de recursos federais. Em relação ao assunto o prefeito Ivan Silvério, se comprometeu a acionar politicamente seus representantes em nível federal e estadual para resolver mais essa demanda.

Na ocasião, o prefeito e os membros da mesa receberam do Fórum Comunitário de Aracati, a proposta de criação do Plano Municipal dos Recursos Hídricos, que prevê a preservação do lençol freático da região.

“A Audiência foi bastante participativa, proveitosa, e serviu também para alinharmos as ações dos órgãos ligados ao Governo do Estado e a Prefeitura, tornando-as mais eficientes em se tratando de abastecimento de água, pois a situação é realmente de calamidade”, destacou o prefeito Ivan Silvério.

Para o superintendente da Sohidra, Yuri Castro, é determinação do governador Camilo Santana, que os órgãos responsáveis pelos recursos hídricos do Estado, se movimentem de forma a não faltar abastecimento de água em nenhum local do Ceará. Assim, as demandas específicas de cada comunidades tem seus tipos de soluções como: perfuração de poços, novas redes de encanamentos, implantação de adutoras, uso da cacimbas para abastecimento de animais e instalação de cisternas

Envie um comentário

Faça o login ou cadastre-se para enviar comentários.

0 comentários

© nuclik.net - Todos os direitos reservados.
Site criado por: Erick Sena